logo

Saúde garante exames oftalmológicos a 215 pacientes em Alto Araguaia


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

615 Acessos

Saúde garante exames oftalmológicos a 215 pacientes em Alto Araguaia

Dona Honeide de Paula, 65 anos, foi uma das primeiras atendidas no mutirão de exames oftalmológicos realizado em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá).  A aposentada se queixava de fraqueza na visão. “Se tiro o óculos não enxergo, fica tudo embaçado”. Ela garantiu o exame e ainda um novo óculos de grau, tudo de forma gratuita. O atendimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via Consórcio Intermunicipal de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS), na carreta da Justiça Comunitária, disponível durante a expedição Araguaia Cidadão, nos dias 13 e 14.

Outros 214 pacientes também garantiram a consulta de prevenção e diagnóstico precoce de glaucoma, catarata, pterígio e outros problemas relacionados a visão. Os exames foram comunicados diretamente aos pacientes que estavam agendados na Central de Regulação do município. Os pacientes atendidos que ainda necessitarem de óculos, receberão gratuitamente por meio de parceria com o Tribunal de Justiça.

“Este trabalho não seria possível sem o apoio da prefeitura em contratar o especialista, sem a mobilização da nossa equipe de saúde na força tarefa para convocar os pacientes e até mesmo promover a limpeza do caminhão da justiça comunitários nos dias de atendimento”, conta o prefeito Gustavo Melo (PSB). Para o gestor, a oportunidade é garantir mais conforto e saúde aos munícipes. “Já realizamos um mutirão antes, o especialista vem sempre ao município e assim atendemos nossos pacientes”, explica.

Quem também ficou feliz com a notícia foi a agente de saúde Estela Mara Fagundes, 53 anos. Na primeira chamada ela não estava na lista, mas devido à ausência de alguns pacientes Estela foi convocada. Ela conta que o problema na visão afetava a rotina do seu trabalho. “Eu tinha que colocar os documentos muito próximo do olho para poder ler”, comenta. “Amei, fui muito bem atendida. Agradeço o prefeito, o médico e a todos”, finaliza.

CAMINHÃO JUSTIÇA COMUNITÁRIA – Em funcionamento pela primeira vez por meio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), o novo caminhão do programa Justiça Comunitária iniciou os trabalhos em Alto Araguaia (MT), na expedição Araguaia Cidadão que visa oferecer diversos serviços gratuitos de saúde, cidadania e justiça à comunidade.

O coordenador da expedição, juiz José Antonio Bezerra Filho, explica que o caminhão foi adquirido por meio de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) após ter ficado seis anos parado. “Conversamos com a direção do Hospital Júlio Müller e fui lá ver o caminhão e estava novo, com seis mil quilômetros rodados, com tudo dentro. Fizemos um termo de cessão e hoje esse caminhão acompanha a Justiça Comunitária nas ações sociais”, conta.